sexta-feira, 13 de maio de 2011

Maracanaú investe em praças com maior acessibilidade


Praça do Conjunto Jereissat
As praças do município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, vão as poucos ganhando mais adeptos. Maracanaú, já foi um município dormitório. Por conter um pólo industrial muito grande, e por ter em seu quadro de funcionários pessoas vindas de outros municípios, Maracanaú funcionava como “hotel” durante a semana. Os moradores de Maracanaú são pessoas que vieram na sua maioria do interior, logo, boa parte da população não tem relação afetiva com o lugar. 

A reestruturação das praças faz com que esse quadro mude, aproxima moradores e cria compromisso com o espaço. As novas praças são construídas e reformadas, tentando dar maior acessibilidade, para cadeirantes, idosos, e pessoas com deficiência visual.

Maracanaú foi construído sob forma de conjunto habitacional, com ruas bem definidas e longas. O projeto inicial contava com pequenas passagens de um quarteirão para o outro. Com os novos projetos de reurbanização esses espaços foram transformados em pequenas alamedas. Elas vão aos poucos descaracterizando o tom cinzento da cidade, já marcada pela poluição e pelo grande número de indústrias.

Praça Henrique Mendes
As praças são usadas não sua maioria como local para exercícios, para atividades de educação física das escolas, e por moradores dos arredores, que utilizam as quadras de esporte.

Os novos modelos de praças, além da acessibilidade contam com espaços, como se fossem mini-palcos. Utilizados em grande parte para eventos religiosos e culturais. O maior desafio é fazer com que a população se apodere cada vez mais das praças existentes, e que elas sejam construídas de forma mais distribuídas nos bairros do município.

Por Thiago Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário